Colocarei aqui os dez mais votados. Você pode conferir a lista completa acessando a página da votação no NRP.
1º O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel

Sinopse:
Numa cidadezinha
indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve
empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da
Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio
maléfico do Senhor do Escuro. ------ "A Sociedade do Anel" é a
primeira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, "O
Senhor dos Anéis". É impossível transmitir ao novo leitor todas as
qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica,
monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças
de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em
seu detalhes. Nas palavras do romancista Richard Hughes, "quanto à
'amplitude' imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos e é quase
igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o
leitor preso página após página". Tolkien criou em "O Senhor dos
Anéis" uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um
poder de atração atemporal.
2º O Guia do Mochileiro das Galáxias

Sinopse:
Arthur Dent tem sua
casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela
galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um
pequeno planeta perto de Betelgeuse.
Considerado um dos
maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando
gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro
título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras
espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da
destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos
conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado
enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das
Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas
Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da
burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas
instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do
sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.
3º O Jogo do Exterminador

Sinopse:
No romance, Ender
Wiggin é uma criança de seis anos de idade, quando é recrutado para a Escola de
Combate Espacial. No futuro criado por Orson Scott Card, a humanidade está em
guerra com alienígenas invasores, e muitos dos combates são travados em outros
sistemas solares, distantes do nosso. Como não existe uma tecnologia de vôo
mais rápido que a luz, nessa ficção científica, os muito jovens são recrutados
porque eles estarão maduros quando estiveram em batalha ou quando retornarem à
Terra. Usar crianças-soldados como personagens também foi um modo do autor
afirmar que toda guerra é um processo de destruição da inocência.
4º Duna

Sinopse:
A vida do jovem Paul
Atreides está prestes a mudar radicalmente. Após a visita de uma mulher
misteriosa, ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao
ambiente árido e severo de Arrakis, o 'Planeta Deserto'. Envolvido numa
intrincada teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de
herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que
vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos. Ecos de
profecias ancestrais também o cercam entre os nativos de Arrakis. Seria ele o
eleito que tornaria viáveis seus sonhos e planos ocultos?
5º As crônicas de Gelo e Fogo

Sinopse:
Quando Eddard Stark,
lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei
oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida
está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a
proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela
manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é
proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição
dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo.
Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas
também ele e toda sua família.
6º 1984

Sinopse:
"1984" não é
apenas mais um livro sobre política, mas uma metáfora do mundo que estamos
inexoravelmente construindo. Invasão de privacidade, avanços tecnológicos que
propiciam o controle total dos indivíduos, destruição ou manipulação da memória
histórica dos povos e guerras para assegurar a paz já fazem parte da realidade.
Se essa realidade caminhar para o cenário antevisto em 1984 , o indivíduo não
terá qualquer defesa. Aí reside a importância de se ler Orwell, porque seus
escritos são capazes de alertar as gerações presentes e futuras do perigo que
correm e de mobilizá-las pela humanização do mundo.
7º Fahrenheit 451

Sinopse:
Imagine uma época em
que os livro configurem uma ameaça ao sistema, uma sociedade onde eles são
absolutamente proibidos. Para exterminá-los, basta chamar os bombeiros -
profissionais que outrora se dedicavam à extinção de incêndios, mas que agora
são os responsáveis pela manutenção da ordem, queimando publicações e impedindo
que o conhecimento se dissemine como praga. Para coroar a alienação em que vive
essa nova sociedade, anestesiada por informações triviais, as casas são dotadas
de televisores que ocupam paredes inteiras de cômodos, e exibem
"famílias" com as quais se podem dialogar, como se estas fossem de
fato reais. Este é o cenário em que vive Guy Montag, bombeiro que atravessa
séria crise ideológica. Sua esposa passa o dia entretida com seus
"parentes televisivos", enquanto ele trabalha arduamente para
comprar-lhe a tão sonhada quarta parede de TV. Sua vida vazia é transformada,
porém, quando ele conhece a vizinha Clarisse, uma adolescente que reflete sobre
o mundo à sua volta e que o instiga a fazer o mesmo. O sumiço misterioso de
Clarisse leva Montag a se rebelar contra a política estabelecida, e ele passa a
esconder livros em sua própria casa. Denunciado por sua ousadia, é obrigado a
mudar de tática e a buscar aliados na luta pela preservação do pensamento e da
memória. "Fahrenheit 451" é não só uma crítica à repressão política
mas também à superficialidade da era da imagem, sintomática do século XX e que
ainda parece não esmorecer.
8º Fundação

Sinopse:
Um brilhante homem
chamado Hari Seldon cria a ciência da psico-história, que consegue antecipar o
comportamento de grandes concentrações de pessoas (como a população de um
planeta, ou de toda a galáxia). Ele prevê a queda do poderoso Império
Galáctico. Trilogia publicada no Brasil em um só volume.
9º Admirável Mundo Novo

Sinopse:
Ano 634 d.F. (depois de
Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os
seres humanos (pré-condicionados) têm comportamentos (pré-estabelecidos) e
ocupam lugares (pré-determinados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide, os
ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses
convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento
criativo constituem crime. Os conceitos de "pai" e "mãe"
são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados
são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória
e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx
tem uma infelicidade doentia: acalentando um desejo não natural por solidão,
não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória,
Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva
Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo.
Extraordinariamente profético, "Admirável mundo novo" é um dos livros
mais influentes do século 20.
10ª Deuses Americanos

Sinopse:
O criador de Sandman
reúne os deuses de todas as mitologias para atacar a América
Deuses Americanos,
o melhor e mais ambicioso romance de Neil Gaiman, é uma viagem assustadora,
estranha e louca que envolve um profundo exame do espírito americano. Gaiman
ataca desde a violenta investida da era da informação até o significado da
morte, sem sacrificar seu peculiar senso de humor e a rica estilo narrativo que
ele vem exibindo desde Sandman.
Após a morte de sua
esposa em um acidente de carro, Shadow é liberado da prisão antes de cumprir
totalmente sua pena. Perdido, acaba por conhecer um homem misterioso, chamado
Wednesday, que será muito mais importante na vida de Shadow do que ele imagina.
Na verdade, Wednesday é um antigo deus, certa vez conhecido por Odin, o Pai de
Todos. Ele está percorrendo os Estados Unidos a fim de reunir seus companheiros
esquecidos para uma batalha épica contra as divindades do mundo moderno:
internet, televisão, cartões de crédito, telefone, rádio... Shadow aceita
ajudar Wednesday, e eles se lançam a uma tempestade psicoespiritual que se
torna demasiadamente real em suas manifestações. A esposa morta de Shadow, por
exemplo, continua a aparecer, e não apenas como um espectro - a dificuldade de
ambos em manter seu relacionamento se torna sombriamente engraçada, assim como
o resto do livro.
Armado somente de
seus truques com moedas e alguma determinação, Shadow inicia uma viagem fantástica
pela superfície visível das coisas - ao seu redor, sob ela -, literalmente
descobrindo todos os poderosos mitos que os imigrantes europeus trouxeram com
eles quando chegaram àquelas terras, assim como os que já viviam lá. Eles
aparecem alí onde menos se esperava, zanzando na beira de estradas, comendo
hamburgueres, são agora trapaceiros, prostitutas, sombras. "Esta não é uma
boa terra para deuses", diz Shadow.
Mais do que um
turista na América, Neil Gaiman oferece uma perspectiva de fora para dentro -
e, ao mesmo tempo, de dentro para fora - da alma e espiritualidade do país e do
povo americano: suas obsessões por dinheiro e poder, sua miscigenada herança
religiosa e as conseqüências sociais, e as decisões milenares que eles
enfrentam sobre o que é real e o que não é.
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