Acho tão legal quando a literatura invade o mundo do cinema, mas não estou me refiro às infinitas adaptações existentes. A matéria de hoje traz 5 filmes, cujos protagonistas são escritores e as histórias giram em torno desses personagens.
Por ser apaixonado pelas duas artes, fico muito empolgado quando o filme se mostra uma boa história sobre quem cria histórias. Espero que gostem e se tiverem sugestões deixem nos comentários. Sem mais delongas vamos ao que interessa.
Mort Rainey (Johnny Depp) é um escritor em crise, que acaba de se separar de sua esposa (Maria Bello) após tê-la flagrado com outro homem. Mort decide se isolar em uma cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade. Porém lá aparece John Shooter (John Turturro), que começa a atormentá-lo ao acusá-lo seguidamente de plágio.
"O filme é bem intrigante, o personagem desvairado casa muito bem com o ator Johnny Depp. Além de tudo, trata-se de uma adaptação de um conto do livro Depois da Meia Noite, do autor Stephen King."
Eddie Morra (Bradley Cooper) sofre de bloqueio de escritor. Um dia, ele reencontra na rua seu ex-cunhado, Vernon (Johnny Whitworth), que lhe apresenta um remédio revolucionário que permite o uso de 100% da capacidade cerebral. O efeito é imediato em Eddie, pois ele passa a se lembrar de tudo que já leu, ouviu ou viu em sua vida. A partir de então ele consegue aprender outras línguas, fazer cálculos complicados e escrever muito rapidamente, mas para manter este ritmo precisa tomar o remédio todo dia. Seu desempenho chama a atenção do empresário Carl Van Loon (Robert De Niro), que resolve contar com sua ajuda para fechar um dos maiores negócios da história.
"Este filme tem alguns deslizes no roteiro, mas apesar de tudo é ótimo filme, com uma ideia bastante original. Temos Bradley Cooper e Robert De Niro em boas atuações. Merce ser assistido."
Rory Jansen (Bradley Cooper) é casado com Dora (Zoe Saldana) e trabalha em uma editora de livros. Ele sonha em publicar seu próprio livro, mas a cada nova tentativa se convence mais de que não é capaz de escrever algo realmente bom. Um dia, em uma pequena loja de antiguidades, ele encontra uma pasta com várias folhas amareladas. Rory começa a ler e logo não consegue tirar a história da cabeça. Logo ele resolve transcrevê-la para o computador, palavra por palavra, e a apresenta como se fosse seu livro. O texto é publicado e Rory se torna um sucesso de vendas. Entretanto, tudo muda quando ele conhece um senhor (Jeremy Irons) que lhe conta a verdade por trás do texto encontrado.
"Um filme tocante sobre como vivermos com nossos erros. Novamente temos Bradley Cooper como outro escritor frustado, mas dessa vez ele recorre ao plágio de um desconhecido para alcançar o sucesso. Boas atuações, ótimo roteiro e uma história sensível."
Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.
"Somente um dos maiores clássicos do terror e suspense de todos os tempos. Uma obra pesada e amedrontadora. O livro do autor Stephen King é muito aclamado e se tornou esse filme excelente nas mãos do lendário diretor Stanley Kubrick. Nota especial para o ator Jack Nicholson."
Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro "Mrs. Dalloway". Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.
"Um filme lindo! Ótimo roteiro e atuações, em especial a atuação de Nicole Kidman. Uma obra que tem de ser apreciada."
0 comentários: