Image Map
Legado das Palavras: Na Estante - Resenha - A Esperança

Na Estante - Resenha - A Esperança

By | 12:12:00 Deixe um comentáro



Olá, leitores do Legado das Palavras!

Hoje estarei finalizando a trilogia de resenhas dos livros da autora Suzanne Collins, publicados no Brasil pela editora Rocco. Nos links a seguir você poderá ler a resenha de Jogos Vorazes e Em Chamas

Conquistado pelo primeiro livro, surpreendido pela qualidade do segundo e arrebatado pelo terceiro. A Esperança finaliza a história de Katniss Everdeen de modo épico e, novamente, ousado. Novamente deixo o alerta de possíveis spoilers para quem ainda não leu, prossiga por sua conta e risco. Sem mais delongas vamos ao que interessa!

Após os eventos ocorridos no livro Em Chamas, descobrimos que o distrito treze não foi destruído como é pregado pela Capital, a população vive nos subterrâneos do local e são comandados pela presidente Coin.
Katniss venceu a arena pela segunda vez e deixou a Capital - mais que nunca - furiosa e descontrolada. Durante sua estadia e treinamento no distrito treze, ela assume vive entre ser e não ser a líder da revolução. Conhecida como "O Tordo", agora não há mais como voltar atrás, a única saída é derrotar a Capital de uma vez por todas e salvar a todos quem ama. Mas isso não será uma tarefa simples e tampouco sem lutas. 

O livro é repleto de reviravoltas sequências de tirar o fôlego. Collins mais uma vez ousa e vai além das montanhas que muitos autores jamais se arriscariam. Neste terceiro livro temos a evolução de uma revolução. Todos os temores, decisões, transformam a história em uma amálgama de sentimentos expostos pela visão desesperada e ávida por vingança de Kat. O romance e o sentimento de amor dela fica em segundo plano, o que importa é realmente derrotar a Capital, mas isso traz um dilema que acompanha a personagem por uma boa parte do livro: ser ou não ser a líder de uma revolução?

O crescimento da personagem é ainda melhor que nos livros anteriores e também conta com alguns coadjuvantes queridos, alguns beiram a loucura, outros encontram-se reféns da Capital. Se a arena de Em Chamas era incrível, desta vez temos o distrito treze num cenário muito bem construído e a insuperável Capital. O sistema de armadilhas e as cenas de combate são incríveis e assustadoramente cruéis. A autora não tem medo de causar dor e aflição aos personagens. A trama que encerra a série Jogos Vorazes é violenta e psicológica, onde remete às consequências de cada ato dos seus personagens. Em meio a guerra e caos, revolução e valores pessoais, A Esperança, transporta o leitor para um infinto de emoções e reflexões. 

ATENÇÃO: SPOILER CRUEL PARA QUEM AINDA NÃO LEU

Novamente, se ainda não leu a obra, pare por aqui. Até este ponto não há nenhum spoiler destruidor, contudo, haverá nos parágrafos seguintes. 

Quando digo que Collins é ousada, estou apenas dando o crédito que ela merece. Lembremos de todo o amor de Kat por Primrose, sua irmã.  Ela se voluntariou e assumiu seu lugar nos Jogos Vorazes. Isso acarretou uma revolução e o retorno de Kat à arena e, também, o fim do presidente Snow, a descoberta do distrito treze, enfim, muitas coisas. 
A ousadia da autora em arriscar lidar com o emocional dos leitores ocorre em muitos momentos e aspectos, mas, nenhum, de forma tão revoltante, emocional e motivador como na morte de Prim. Ao ler esta parte, somos expostos ao terror da guerra e da traição. Nos revoltamos. Ficamos emocionados, afinal, a luta inicial foi por causa desta personagem. Mas, juntamente com Katniss, mergulhamos em um onda de vingança, não carnificina, mas vingança para quem merece. Quem leu me entenderá perfeitamente.

Enfim, Jogos Vorazes é sem dúvidas umas das melhores séries/trilogias literárias YA já escritas, espero poder contar com ótimas adaptações cinematográficas também. A história de Kat ficará marcada para sempre com infinitamente mais acertos que erros. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: